sexta-feira, 2 de setembro de 2016

"30 ideias para viver melhor". Dia 2.

A Cristina Azedo ao redigir este livro dividiu-o em duas grandes áreas: Corpo e Espírito. Ontem debrucei-me sobre uma ideia para viver melhor a nível físico. Hoje dedico-me mais ao nível espiritual.

in Wook
O capítulo Espírito começa com uma constatação provocatória. Esta ideia de que as atitudes mentais são determinantes no decorrer da nossa vida enche-nos de responsabilidade e de soluções para a irmos modificando conforme bem queremos. Já não há lugar para desculpas como a fatalidade, destino, culpa alheia. Somos nós que somos donos dos nossos pensamentos e temos duas hipóteses: ou os controlamos ou eles nos controlam a nós. É preciso viver pela positiva para viver melhor, refere a Cristina, e eu estou totalmente de acordo.

Pedro Vieira foi a pessoa que me abriu as portas para o mundo do Coaching e me mostrou o poder do optimismo e da positividade. Já o sentia a desabrochar em mim mas sem a força suficiente para prevalecer. Através da sua partilha de conhecimentos, da sua partilha de nomes sonantes que tinham histórias magníficas de superação e aprendizagem, fui-me embalando e chegando a um porto seguro que me faz sonhar e acreditar que o caminho é por aqui. Para onde vai a tua atenção flui a tua energia disse ele vezes sem conta e tem toda a razão. A cultura da infelicidade destrói o organismo enquanto a da alegria fortalece-o. 

Se formos atentos ao nosso corpo e tivermos a coragem e a ousadia de tentar perceber a ligação do mesmo à mente conseguimos encontrar conexão entre um estado de positividade e a sensação de bem estar, a sensação de leveza, a sensação de saúde. Por outro lado, quando estamos a vivenciar um estado de negatividade extrema, com o nosso foco e energia dissipados em emoções prejudiciais, facilmente o nosso sistema imunitário tem uma quebra de vitalidade e surgem as doenças.

Este é o desafio: ser optimista, positiva e focada em aceitar o que não posso alterar mas capaz de mudar o que é possível de mudar, convictamente. Em prol da minha saúde, do meu bem-estar deixar para trás exageros, medos, generalizações, negativismo e culpados porque os optimistas vivem mais e melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário