quinta-feira, 1 de setembro de 2016

"30 ideias para viver melhor". Dia 1.

@thebestcureismiling

Ontem, após a chegada deste livro inspirador, sentei-me a saborear o meu café com leite matinal e decidi que Setembro, tendo 30 dias, podia ser o pontapé de saída para a intenção de optimizar o meu viver. Do cheiro a novo que emana dos livros surgiu uma onda de esperança e resolução que me fez aceitar o desafio de, dia após dia, ir descobrindo as 30 ideias que a Cristina sugere para viver melhor.

Hoje é o dia 1 e o livro fala-nos de Respiração. 

Respirar é inerente e automático. Fazemo-lo de uma forma quase nervosa e apesar de ser suficiente à vida, não chega para garantir o bem-estar do organismo. São mais as vezes em que não reparamos que estamos a respirar do que aquelas em que prestamos atenção. Um facto comprovado pela ciência é não usarmos com regularidade a totalidade dos nossos pulmões. Além de uma boa respiração levar a uma melhor oxigenação de todas as células do nosso corpo, também é a maneira mais eficaz de serenar as emoções.

É aqui que o treino da respiração me pode ajudar a viver melhor. Eu sou um ser humano com as emoções, seja de que natureza for, ao rubro. Sinto-as em demasia e as mesmas determinam o que sinto a nível físico. Quando são boas ou muito boas o problema não se põe, pior é quando são um pouco mais negativas. O cansaço, a ansiedade, a irritabilidade e a gaguez fazem-se notar.

Através de experiências passadas, que nada tinha a ver com a forma consciente de respirar, já pude comprovar que respirar fundo e em ciclos sistemáticos atenua muito as emoções negativas e os problemas que delas advêm. Ao respirar fundo, de forma controlada e consciente, leva a que o nosso estado mental fique reforçado, dando-se o aumento da serenidade interior, da força intelectual, bem como da capacidade de adaptação às adversidades.

Respirar treina-se! É esta a máxima que está a ressurgir na nossa sociedade com a chegada do Mindfulness que, entre outras coisas, nos ensina a centrar a nossa atenção plena na respiração, sendo o próprio acto respiratório a meditação que nos guia à paz interior. 

Descobri o The Mindfulness Project através do livro Estou aqui agora!, um livro de exercícios que ensina indisciplinados como eu a comprometer-se com a necessidade de parar e de estar exactamente onde se está, completamente atentos e focados na respiração e no momento presente. É um projecto giro e com um potencial enorme que promove junto de quem os quiser seguir formas de viver melhor. Aconselho. 

Posto isto, é através de pequenos exercícios diários e da consciência da respiração enquanto conduzo visto que não tenho rádio que me distraia que me comprometo a valorizar a respiração como uma ideia para viver melhor!

Sem comentários:

Enviar um comentário