segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Pote de Gratidão.

Ser grato envolve identificar e valorizar os aspectos positivos da vida. Muitos são os testemunhos que afirmam que no dia em que começaram a agradecer e a valorizar o simples acto de gratidão despretensiosa as suas vidas mudaram para sempre. E eu faço parte desse grupo. Numa fase da minha vida achei que o Universo e Deus se divertiam a atropelar os meus sonhos, a testar a minha paciência, a oferecer-me pessoas desagradáveis, a ir contra todo e qualquer plano que decidia iniciar. Quando cheguei ao meu limite, o meu corpo e a minha alma disseram basta! e, em jeito de desistência, permiti-me a fluir, a deixar a vida correr. Mal eu sabia que este gesto de vulnerabilidade e fragilidade era só o começo da minha transformação!
Numa das minhas deambulações por livros e ensinamentos de terceiros, deparei-me com um projecto pessoal chamado Pote de Gratidão. Esse projecto consiste em colocar dentro de um pote pequenos papéis com menção a momentos, situações, gestos, pessoas pelos quais vale a pena estar grato no dia a dia. A intenção deste projecto é incutir nos seus praticantes o hábito/ritual de agradecer diariamente e colocar a vida em perspectiva, para que se possa também dar tempo de antena ao que de bom e valioso a vida nos vai oferecendo. No fim do mês, do ano, ou quando necessitarmos de combustível para levar a vida para a frente basta abrir esse pote e ler as graças diárias para si próprio ou para alguém que amemos, cujo partilha faça sentido. O poder transformador deste simples gesto é grandioso.
Não é um projecto simples, por mais que pareça. Necessita de um compromisso, dedicação e intenção muito grandes para que seja bem sucedido. Mas não custa voltar a tentar, visto que da última vez que experimentei não cheguei a Junho.

Ingredientes:
- 1 Pote de Vidro
- 1 Cartão com a palavra Gratidão 
- Papéis (Eu escolhi coloridos para dar vida e cor à minha gratidão!)
- Caneta
- Humildade
- Vontade
- Fé

Comece por criar um cartão com a palavra Gratidão e cole no pote de vidro. Coloque-o, juntamente com os papéis e a caneta, num local visível para que possa diariamente promover o seu momento de gratidão. Active a humildade, a fé e a vontade no seu coração e reveja o seu dia, descobrindo o que o faz ser grato. Redija no papel, dobre e coloque no potinho. Abra e leia quando precisar de combustível para levar a vida para a frente. Descubra a felicidade que lhe tem passado ao lado. 

credits: Rosa Pimenta

Sem comentários:

Enviar um comentário